Profissional de TI, seu trabalho não vale nada

Valorize o seu trabalho

Profissional de TI
O que vou falar agora duvido que alguém da área de TI não tenha passado. Sabe aquele serviço que você fez em 5 minutos e o contratante disse: Nossa,  você vai cobrar R$ 50,00 só pra fazer isso?”. Dou minha cara à tapa se alguém nunca vivenciou tal desaforo.

Reservei um tempo para refletir sobre essa situação e acho que cheguei à uma conclusão. Penso que os contratantes dos nossos serviços querem nos ver todos suados, com a roupa suja de terra, com uma enxada na mão ou com uma foice e ter roçado 3 hectares de terra. Depois disso tudo, fazermos o trabalho de TI e cobrar R$ 50,00. Os empresários não suportam nos ver limpos, sentados e resolvendo um problema grandioso em 5 minutos. Resolver um problema de Rede em 5 minutos onde 60 computadores estão parados, pra eles é um absurdo. Não tem lógica.

A questão é que ninguém vê o tempo que perdemos em frente ao computador, assistindo à vídeo aulas que algumas vezes não têm o conteúdo que precisamos, mas assistimos até o fim. Nenhum deles sabem dos vários livros que compramos por 80, 90, 100 ou até 200 reais. Leitura exaustiva, testes infindáveis, todo o santo dia. Finais de semana perdidos, horas de sono perdidas. Quem vai nos dar valor por isso? A resposta é: nós mesmos.

Meu irmão trabalha com Serviços Gerais. Se alguém precisa consertar um chuveiro, trocar uma válvula, trocar uma lâmpada, torneira de uma pia pingando, lá está ele. E certo dia o perguntei como as pessoas reagem sobre a cobrança do serviço. E eis que recebi uma resposta que muito me agradou e acho que vai dar certo pra todo mundo. É o seguinte: No início ele fazia o serviço e falava o valor depois. Ficava duas horas na casa do cliente e cobrava R$ 50,00. Alguns piravam, outros choravam um preço menor e outros prefiro nem falar. Hoje ele informa o valor por telefone mesmo e se possível no Whatsapp, para ficar registrado. Aí quando alguém diz: “Ah, mas nós não combinamos esse valor…”. Então meu irmão tira o telefone do bolso e mostra o histórico. Simples assim. Mas fora o Whatsapp, por telefone mesmo ele pergunta o que é para ser feito e de cara informa o valor. Será que também funciona com TI?

Eu ainda não fiz o teste, mas acredito que a maioria dos profissionais de TI têm medo de falar o valor do serviço antes de executá-lo. Dá uma impressão de que estamos dizendo ao cliente que vai ficar caro e ele não terá condições de pagar? Ou será vergonha de o cliente achar que o valor não é justo? Será que precisamos ter medo de sermos honestos e cobrar um preço justo? Acho que não.

Uma vez fui à um cliente fazer uma manutenção. Pelo luxo de sua casa, que tinha até uma sala de cinema, percebi que dinheiro pra ele não seria problema. Como o roteador dele era muito velho e já apresentava instabilidade, sugeri comprar um novo e informei o valor do roteador da empresa onde trabalho. Ele meio que ficou nervoso e falou que dinheiro não era problema e que ele tinha a quantia. Acho que o ofendi. Então eu disse que eu entendia que dinheiro não seria problema, mas que ele conseguiria o mesmo roteador por preço menor em outro lugar. Dinheiro não é problema para comprar roteador, mas para pagar uma visita de R$ 40,00 muitos ricos acham caro.

Escrevi este texto para dar uma dica. Não sei se servirá pra alguém, se vai clarear a mente daqueles que têm dificuldade de informar o valor do trabalho, mas digo: quando se é honesto e sabe cobrar o preço justo, não há porque ter medo. Acho que questionar qual é o serviço por telefone e informar o valor, ou chegar até o local e perguntar o que fazer antes é uma boa ideia. E por que não cobrar por hora?

Chegou o momento de dar sua opinião nos comentários. Até a próxima.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

5 respostas para Profissional de TI, seu trabalho não vale nada

  1. GEOVANE CAMPOS diz:

    O profissional de TI não tem nenhum órgão regulamentador como CREA, CRC, CRM entre outros. O meio tecnológico é muito livre nesse aspecto e muitos que se lançam nesse mercado , uma boa parte deles totalmente despreparados para exercer determinadas funções e quando o fazem desvalorizam sua própria mão de obra com preços abaixo do que seria o correto ou justo. Com o tempo esse profissional percebe que o ramo de informática não é promissor e muitas vezes o abandona. Acredito que o nivelamento de preços vai depender muito do nível de conhecimento sobre este seguimento e a dedicação do mesmo pra que as oportunidades de trabalho com remuneração justa possam aparecer para ele. A internet tem aparentemente tudo sobre a área de TI escancarada pra quem quiser, mas só aquele profissional que se especializa com cursos, estudos dirigidos e muita dedicação que vai ser DIFERENCIADO dando a ele valorização merecida…

  2. ricardoabdou diz:

    picareta , tecnicú o rapaz da informática ou um amador como vc desvaloriza nossa classe e cobrando somente R$ 50,00 pelo serviço
    cliente tem que se foder porque se der alguma merda quem se fode he vc
    haaaaa ta karu então não faço a porra do serviço a mais o tecnicú faz
    bom não importa
    tecnicú se vc trabalhar não cobre barato senão quem se fode he vc

  3. user715 diz:

    nao sou t.i nao posso comenta 🙁

  4. Juliano diz:

    Essa é a realidade. Infelizmente.
    Parabéns pelo texto, direto e objetivo.

    []’s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *