Lentidão com Wifi? Resolva você mesmo!

Entendendo o Wifi Analyzer

Lentidão com Wifi? Resolva você mesmo!

Nem sempre o problema de lentidão é responsabilidade do seu provedor de Internet. Se ele lhe oferece Fibra Ópitca ou ADSL a responsabilidade dele pára por aí onde os equipamentos estão ligados à cabo. Lentidão com Wifi? Resolva você mesmo!

Mas e agora, o que devo fazer?

A resposta é: Identificar o problema você mesmo. Em primeiro lugar tenha consciência de que sua banda é suficiente para suportar conexões simultâneas. Por exemplo, se você possui uma banda de 3 Mbps com duas conexões simultâneas assistindo ao Netflix, o problema de lentidão pode estar aí, pois o site tem suas recomendações para cada tipo de qualidade de vídeo. A Lentidão continua? Verifique se não há nenhum Torrent baixando vídeos, jogos ou quaisquer tipos de arquivos em outros dispositivos. Pergunte aos demais se estão assistindo a vídeos ao mesmo tempo que você. Verificou isso tudo e continua lenta? É hora de usar o Wifi Analyzer.

O programa tem sido usado por diversos usuários e provedores para solução de problemas referente à redes sem fio mostrando os canais disponíveis assim como os roteadores vizinhos que estão no mesmo canal. Sem entrar em detalhes técnicos você só precisa saber de uma coisa: não podem haver dois roteadores no mesmo canal, isso é fato.

Primeiramente baixe o aplicativo no Google Play clicando aqui.

Lentidão Wifi   Figura 1                                                             Figura2                                                             Figura 3

Depois da instalação

Depois de instalado clique no ícone em destaque na Figura 1. A tela da Figura 2 é apresentada. A seta em vermelho indica o roteador do qual está mais próximo que no caso é o Wifi de nome “Oi”. As setas brancas mostram uma linha imaginária, criada neste Post apenas para mostrar em qual direção está o canal de cada rede nas parábolas. Essa linha não aparece no programa. Note que a rede “Oi” está no canal 3 e a rede “AntonioResende” está no canal 6. Perceba também que outas redes estão no mesmo canal: “Eder Nogueira” e “Paulinha”. Resumindo: há interferência de canal entre os três. Mais à frente mostrarei como fazer esta alteração.

A Figura 3 é uma outra maneira de verificar os canais. Essa opção pode ser vista arrastando a tela do celular para a esquerda. Também nos dá informações adicionais como Mac Address, Ip do dispositivo, fabricante do roteador, tipo de criptografia além do próprio canal.

No mais o aplicativo nos sugere o melhor canal a ser usado.

  Wifi Analyzer melhor canalFigura 4                                                                Figura 5

Clique em “Melhores canais” que está em destaque na Figura 4. Em seguida no nome referente à sua rede Wifi, em destaque na Figura 5, que no meu caso é a rede “Oi”. Veja que na Figura 4 estão em destaque em “Melhores canais” os canais sugeridos para a alteração indicados pelo número maior de estrelas. Simples assim.

Pronto. Você aprendeu a identificar interferências no Wifi. Mas e agora? Identificamos, mas como alteramos o canal então? Bom, essa alteração o programa não faz e tem de ser feita por você mesmo. No exemplo a seguir explico em detalhes. Estou usando um roteador D-LINK WBR-1310, porém a lógica para qualquer roteador segue-se a mesma.

Ipconfig Figura 6

Conforme a figura 6, clique no menu Iniciar onde aparece a logo do Windows e no campo de pesquisa digite o comando “cmd” (Sem aspas) e pressione Enter. Na tela seguinte digite o comando “ipconfig” (sem aspas) e a tela abaixo será mostrada. Procure por “Adaptador Ethernet Conexão local”.

Comando ipconfigFigura 7

O retângulo vermelho mostra a área com informações das suas configurações de rede. A principal delas para o nosso objetivo está no retângulo amarelo onde podemos ver o  “Gateway”. O número 192.168.0.1 deverá ser digitado na “Barra de endereço” do seu navegador, como mostra a figura abaixo.

Tela de loginFigura 7

Digite o número do Gateway e tecle Enter. A tela de login aparecerá. Em alguns roteadores por padrão de fábrica o usuário e senha são: admin para usuário e admin para senha. A senha para alguns roteadores da D-LINK geralmente é o campo “senha” em branco e usuário admin que em alguns casos pode estar com a primeira letra maiúscula. Na tela seguinte vá até a opção “Wireless Settings” conforme a figura 8.

Configuração WirelessFigura 8

Veja na opção ‘Wireless Channel” que o meu canal está configurado em 3. Clique na seta preta direcionada para baixo para visualizar a lista de canais disponíveis. Escolha o canal sugerido pelo Wifi Analyzer conforme a Figura 4 e clique em “Save Settings”.

Alterando canalFigura 9

 Aguarde enquanto o roteador salva as alterações. Pronto. O seu problema com interferência foi resolvido.

Reboot

 

Deixem seus comentários. Se gostou deste Post e se te ajudou, compartilhe com seus amigos. Espero tê-los ajudado. Grande abraço!

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

10 respostas para Lentidão com Wifi? Resolva você mesmo!

  1. Robson diz:

    Caro tenho um Iphone 7 e não achei este app para o mesmo, poderia me informar algum outro app que funcione da mesma forma?

  2. Daniela Porto diz:

    Que ótima dica. Obrigada!

  3. Pingback:Você deveria ser mais curioso - Super Usuário

  4. Pingback:Tutorial editor de texto vim - Super Usuário

  5. Pingback:Será que seu Instagram foi hackeado? - Super Usuário

  6. Pingback:Você pode ser vítima de vírus de roteador - Super Usuário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *