Samba

Olá pessoal! Criei este site para uso pessoal, apenas para acesso mais eficiente às minhas anotações referentes aos estudos. Porém resolvi compartilhá-las com o mundo.

Peço que deixem suas sugestões nos comentários, pois isso vai ajudar este site a crescer cada dia mais. Grande abraço e muita paz à todos.

Configurando Servidor Samba

O Samba é um sistema de servidor de arquivos que serve para gerenciar e compartilhar recursos em redes de computadores formadas por sistemas Windows. Assim é possível usar o Linux como Servidor de Arquivos, impressão, entre outros. Com o Samba é possível compartilhar pastas e seus conteúdos restringindo o acesso aos usuários tendo assim maior segurança e um maior controle no uso dos recursos da rede.

Nesse tutorial explicarei com detalhes a configuração do Servidor Samba e iremos fazer também alguns estudos de caso que poderão ser implementados em uma empresa de médio e grande porte, ou seja, iremos simular um ambiente real.

Você pode começar usando seu próprio Desktop ou até mesmo em uma Máquina Virtual como Virtual Box ou VMware Workstation. Fique à vontade para escolher sua máquina virtual, pois vai funcionar do mesmo jeito.

Perguntando e aprendendo

Vou iniciar este tutorial com algumas perguntas que eu me fazia e que acabavam no esquecimento por não anotá-las. Acredito que vocês vão sentir um grande alívio ao se deparar com elas. É assim, a gente começa a configurar sem ter um “Norte” ou alguma noção do que vai acontecer adiante no tutorial. Aí vão algumas delas que irei (ou tentarei) respondê-las na medida do possível e no final farei um resume com as mesmas:

 – Como instalar o Samba?
– Onde fica o arquivo de edição?
– Como reiniciar o Samba após alteração do arquivo sem reiniciar o servidor?
– O usuário do Linux é o mesmo usuário do Samba ou tenho que criar usuário para o Samba?
– Como criar usuário para o Samba?
– Como criar grupo para o Samba?
– Como inserir usuário no grupo para acesso à diretórios no Samba?
– Como remover um usuário do grupo?
– Em qual arquivo ficam os usuário do Samba?
– Como vejo se um usuário está logado?
– Qual é o arquivo de Log do Samba?
– Como alterar permissão de diretórios?
– Como alterar o grupo padrão?
– Dada a permissão para diretórios os subdiretórios e seus respectivos arquivos são afetados também ou tem algum parâmetro em especial?

Vou tentar responder estas e outras perguntas mais que aparecerem no decorrer do tutorial.

 

Instalando o Samba

Neste tutorial estarei usando o Ubuntu 14.04 Desktop para instalação do Samba então precisarei usar o comando CTRL+T para abrir o Terminal. Caso sua versão seja Texto apenas ignore esta parte.

Primeiramente use o comando abaixo pra instalar a Biblioteca e o programa Samba.

 

Os comentários estão desativados.