Nada vem de graça

Nos últimos anos tenho visto o crescimento de palestras de coaching, motivacionais, etc. Nada contra. Nada mesmo. Porém nesse meio algumas delas me chamam muita a atenção.

Tenho percebido o foco em algumas frases como, você pode, você consegue, seja otimista, você chega lá, sucesso agora! Transmitindo uma sensação de imediatismo.

Muitos falam coisas óbvias demais. Mais valem para lembrar a pessoa de que ela é a responsável por tudo o que acontece em sua vida do que trazer uma novidade para cada uma delas. Estão faltando palestrantes realistas.

Ah, tá, mas o que você quer dizer com tudo isso?

Quero dizer que nada vai ser fácil. Nada virá de graça. Vai ser duro, duro demais. A vida vai bater em você e será com muita, muita força. Agora, será que você é capaz de levantar? Mas não é levantar uma ou duas vezes apenas.

O Segredo para o sucesso não existe. Sinto decepcionar uma centena de milhares de pessoas. Lendo artigos e livros descobri que não há segredo e sim obviedades.

Tá, e quais obviedades são essas?

Acordar cedo para estudar. Aí vem um e me diz, “Nossa, mas eu já trabalho tanto e ainda tenho que acordar mais cedo ainda?”. É, tem sim. Você não quer vencer? Então tem que fazer o que a maioria não faz. É simples assim. Levante cedo, faça um café e vai para os livros, apostilas, computador, seja lá o que for, mas faça.

Ter disciplina

Ora, convenhamos, se você vai estudar, acessa o Youtube e dá de cara com aquele monte de sugestão de vídeos legais, é claro que não vai rolar nada. Eu mesmo fazia isso. Toda vez que ia estudar, abria o Youtube para me distrair um pouco. Acordava mais cedo e não rendia quase nada. Isso durou uns dois dias até que me toquei que havia algo errado.

Foco!

Outro alguém me diz, “Ahhh, é óbvio que foco é preciso.”. É, mas “ninguém” tem. Foco é acordar de manhã tendo em mente o que estudar, desligar o celular e deixa-lo de lado ou o mais longe possível. Estudos mostram que a mera presença do celular prejudica seu foco e atenção.

Tenha em mente que vai ser difícil

Mais alguém falando com ironia, “Nossa, mas como você é animador, hein?” Quando eu ouvia o que queria e não o que precisava, parei de evoluir como Ser Humano e profissionalmente. Passei a manter relações com amigos que me diziam o que eu precisava ouvir e não o que eu queria. Como já disse, a vida vai bater com força. Estou tentando mostrar a realidade. Ter em mente que vai ser difícil vai lhe ajudar a superar os obstáculos. É, obstáculos virão e não serão poucos, mas passe pelo primeiro e se sentirá mais forte.

Quando alcançar o meu sonho serei feliz!

Se alguém já lhe falou isso, se distancie dessa pessoa já. Imagina só, um médico precisa estudar dez anos para se formar. Esse tempo todo ele será infeliz? O cara estuda cinco anos de direito e irá encontrar a felicidade só quando o diploma estiver na mão? Sem contar com  a prova da OAB. Fala sério!

É preciso desfrutar da caminhada. É preciso estudar com prazer. É, estudar com prazer é possível sim e se você não estiver conseguindo isso, pense em fazer outra coisa porque fazer algo sem amor raramente vai te levar ao sucesso.

Se você escolheu um curso que se identifique mais ou menos porque procurou, procurou e não achou, nada de errado nisso. É melhor do que ficar parado esperando algo vir de repente, mas tente amar o que escolheu.

Ah, mas ninguém me motiva

É pra rir ou pra chorar? Não sei. Só sei que passei mais de oito anos procurando motivação das pessoas e descobri que a motivação maior estava dentro de mim. Não procure ser motivado pelas pessoas, mas por você mesmo. Pessoas vão te motivar e fazer o contrário também. Se ninguém o fizer, faça você mesmo.

Formei, mas não aparece nada

E nem vai aparecer. É claro, se você apenas ficar distribuindo currículo por aí. Um exemplo para quem se formou em Agro Negócio. Algo que me veio à mente agora. Procurei a explicação técnica no Google: “Agronegócio é toda a relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.”

Beleza. Aí eu pergunto para um formando se ele já foi lá na roça ver como é o preparo da terra e se já viu um monte de trabalhador usando uma enxada para plantar. Às vezes a pessoa nem sabe o que é uma enxada, nem nunca pegou em uma. Sabe o que é um fertilizante, conhece todos os termos técnicos, mas nunca foi ver como é feito na prática. O que os trabalhadores rurais sabem não se aprende em sala de aula.

Ah, mas pra que é que você tá falando isso tudo? Estou querendo mostrar que é preciso fazer mais do que ter um diploma em mãos. É preciso ir à raiz, saber como funciona na prática. Hoje em dia um diploma não é garantia de muita coisa. É apenas uma das portas para o sucesso.

As pessoas falam mal de mim

E daí? Até quando vai se deixar influenciar pelo o que as pessoas falam? Coloque em sua mente que você não vai agradar à todos.

Estava eu conversando com um amigo essa semana e ele me apresentava um problema parecido. Dizia que muita gente não concordava com ele em certo aspecto. Disse à ele que se ele ainda ficasse calado haveria muitas críticas quanto ao silêncio. Não adianta, mesmo calado haverão críticas. O que pesa é ignorar ou interiorizar.

Pare de falar das pessoas na ausência delas

Ridículo seria aquele que negasse que nunca falou de algum em sua ausência. Mas é preciso parar. Ética é algo ligado diretamente com o sucesso. É saber falar na cara sem ofender, ser transparente. Se alguém falar mal de você, converse com ela cara a cara e questione porque sua presença a incomoda tanto. Seja honesto e sincero.

Eu poderia ficar aqui quase a noite toda falando muita coisa que aprendi na vida e coisa que li sobre experiências de várias pessoas e amigos, mas o texto já está grande demais.

Desejo que todos tenham sucesso pessoal e profissional. Espero ter ajudado de alguma forma. Paz e vida longa à todos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *